Sobre a UDESC

 

Quando Celso Ramos candidatou-se ao governo de nosso Estado, o primeiro item de sua plataforma eleitoral, dedicado à educação, anunciava em tom solene: “Todo o conjunto das obras que se enfeixam em nosso programa depende, para boa e adequada educação, de homens capazes, de sólida formação. Na Universidade formaremos estes homens. Somente ela nos poderá entregar, nas quantidades necessárias e na qualidade exigida, os cérebros que dinamizarão os serviços que haveremos de implantar”. Era maio de 1959. No dia 20 de maio de 1965, o eminente estadista, já Governador, por meio do Decreto Estadual nº 2.802 determinou a criação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Concebida como uma instituição vocacionada à preparação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento integral e integrado do Estado de Santa Catarina, a UDESC supriu a carência até então limitante para a dinamização do processo de desenvolvimento estadual.

As respostas a esse desafio foram consubstanciadas nas unidades de ensino distribuídas inicialmente em três campi (Florianópolis, Joinville e Lages) que no decorrer dos anos, passaram também a responder pelas demais expectativas e necessidades da sociedade moderna.

Atualmente a Universidade do Estado de Santa Catarina está consolidada, possuindo, em números: 12 Centros de Ensino, 40 cursos de graduação, mais de 20 mil alunos, 800 professores e 400 técnicos. A UDESC vem evoluindo do seu objetivo inicial de formar e qualificar recursos humanos para colocar em prática o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Seria necessário muito mais espaço para detalhar a importância da UDESC no desenvolvimento de nosso Estado. Mas ainda seria pouco frente às palavras escritas por Celso Ramos em 1990, quando dos 25 anos da Universidade: “Santa Catarina é impensável já agora sem a Universidade do Estado e as escolas que a integram, em Florianópolis e no interior. Sou grato a Deus e ao povo catarinense pela oportunidade que me deram de ser um pouco agente e testemunha plena das mudanças que aconteceram em Santa Catarina. A UDESC tem muito a ver com isto”.

 

Mais informações

 

Marcus Tomasi, Dr.

Reitor da UDESC

E-mail do Reitor: marcus.tomasi@gmail.come2mt@udesc.br e reitor@udesc.br

Celular do Reitor: (48) 9982-6742

 

Professor Leandro Zvirtes, MSc.

Vice-Reitor da UDESC

E-mail do Vice-Reitor: leandro.zvirtes@udesc.br

Celular do Vice-Reitor: (47) 9179-7234

 

 

Telefone da Reitoria: (48) 3664-8101

Site: www.udesc.br

CAAP - Centro Acadêmico de Administração Pública | PRÓXIMOS PASSOS © 2016/2017
UDESC/Balneário Camboriú - Avenida Central, número 413 - Edifício Magila - Centro - CEP 88330-668 -

(47) 3398-6484 - caap.cesfi@udesc.br